Estamos na primavera! Estação quente, linda, florida e o começo das chuvas em boa parte do país. Mas nem tudo são flores! Nesta época do ano, o mosquito transmissor da Dengue, Febre amarela, Zica e Chikungunya volta com tudo e os cuidados precisam ser reforçados!
Além das velhas e conhecidas orientações de medidas preventivas, não podemos esquecer que o uso dos repelentes também é fundamental! Mas você sabe como ele age e qual é a forma correta de usar para torna-lo eficaz? Vamos te contar aqui!
Ao aplicar o repelente é formada uma camada de vapor sobre a pele que repele os mosquitos e assim evita a aproximação deles e a indesejável picada. O ideal é aplicar no corpo todo sempre com o cuidado de não deixar atingir mucosas e áreas com ferimentos, por isso as opções mais indicadas são as fórmulas em gel (ideais para peles oleosas) e a versão em creme (para peles secas).
Dicas muito importantes:
A Organização Mundial da Saúde indica três ativos que podem estar presentes nas formulas dos repelentes mais eficazes: O IR3535, o Icaridina e o DEET. Fique atento na hora de comprar o repelente!
Existem também alguns óleos naturais que são conhecidos por repelir os mosquitos.
O eucalipto-limão – Que exige manipulação para que seja eficaz.
A citronela – É o único que pode ser utilizado em sua forma mais natural.
ATENÇÃO!
Com essas dicas esperamos que você tenha somente motivos para sorrir nesta primavera! E que o mosquito passe longe …