Sabonetes líquidos: mais perfumação e hidratação na hora do banho
24 de junho de 2019
Pele saudável e sem flacidez: exercícios físicos ajudam a combater esse mal
8 de julho de 2019

Uso consciente da água: saiba como fazer sua parte no planeta

Minutos a mais no banho sem necessidade podem acarretar um grande desperdício de água, chegando em mais de 100 litros jogados direto no ralo

O desperdício infelizmente é algo que acontece muito quando o assunto é água. Mesmo após crises hídricas, muitas pessoas utilizam esse recurso de maneira irresponsável. Por isso, é necessário dar mais importância ao tema. Vivendo de maneira sustentável, é possível prolongar a existências dos recursos naturais no planeta. Assim, é fundamental o uso de forma consciente, principalmente na hora do banho.
É fato que esse é um dos momentos mais relaxantes e gostosos do dia, isso todo mundo sabe. Mas e que em 15 minutos com chuveiro ligado é possível gastar 135 mil litros de água todo mundo sabe? É muito importante durante o ritual de limpeza e bem-estar ficar atento ao tempo que o chuveiro fica ligado. O ideal é que os banhos tenham a duração máxima de seis minutos. Algumas dicas ajudam a otimizar o tempo, como:
Na hora de ensaboar o corpo: não esqueça de desligar o chuveiro quando for se ensaboar. Mesmo que pareça ser uma ação rápida, não se engane, cada gota desperdiçada pode se transformar em litros ao final da higienização. Em um banho de ducha, reduzir o tempo para seis minutos, desligando sempre no momento de passar sabonete ou lavar o cabelo. Segundo a Agência Nacional de Águas (ANA), em um banho longo podem ser perdidos 180 litros.
Ducha ou chuveiro elétrico: para quem quer economizar um pouco mais na água, o chuveiro elétrico é mais recomendado. A resistência permite que a água seja aquecida instantaneamente. Já a ducha, leva alguns minutos para deixar o banho quentinho, desperdiçando cerca de seis litros nesse processo.
Mais do que cuidar do nosso corpo e bem-estar, precisamos fazer isso com o planeta também. A água é um recurso natural finito, e por isso é necessário usá-la com consciência.