Presilhas, tiaras e lenços: veja os acessórios que são tendência neste inverno
22 de julho de 2019
Riscos que você pode correr por mau uso de absorventes durante o período menstrual
5 de agosto de 2019

Embalagens de cosméticos: saiba como fazer o descarte correto

Plásticos, vidros e papeis de produtos de beleza são descartados diariamente de maneira incorreta, agredindo o meio ambiente

 
Maquiagens, esmaltes e outros cosméticos são muito usados pelas mulheres que adoram ressaltar sua beleza. Cuidar da pele, cabelos e rosto exige diferentes tipos de produtos, com diferentes finalidades. Isso faz com que dezenas de frascos, esponjas e pincéis se acumulem nas penteadeiras e banheiros. Mas o que devemos fazer com as embalagens quando os produtos acabam?
O descarte correto é fundamental para evitar agressão ao meio ambiente. Por isso, ter consciência dos danos que eles podem causar em contato direto com natureza, pode ajudar a pensar melhor quando for jogá-los no lixo. Esmaltes são altamente perigosos, já que sua composição é basicamente solvente e resina. Para reciclar a embalagem é preciso despejar o restante do conteúdo em uma folha (pode ser jornal velho), colocar acetona ou removedor dentro, fechar e sacudir até sair todo o resíduo, despejando no mesmo papel o restante do líquido.
Embalagens de outros produtos podem ser recuperadas se forem limpas antes do descarte seletivo. É importante fazer higienização apenas com uma passada de água para garantir que o restante de resíduo não crie fungos, contaminando também outras embalagens. Algumas empresas tomaram iniciativa para recolher embalagens ou colocar pontos de recolhimento em grandes lojas.
Então nada de desculpa quando for se desfazer dos frascos. Procure um ponto de descarte ecológico e ajude a salvar o meio ambiente. Se cada um fizer sua parte e adotar pequenas atitudes responsáveis no dia a dia, o planeta irá agradecer.