Você já deve ter ouvido falar em manteiga de karité, não é mesmo? Ela está presente em grande parte dos cosméticos. Sua árvore (Butyrospermum parkii), que significa árvore de manteiga, tem origem no oeste do continente africano, já que tem bom desenvolvimento no clima presente entre o sahel e as savanas.
Para se ter ideia, esse ingrediente é usado há séculos. Das castanhas do karité extrai-se uma das gorduras vegetais mais sustentáveis e valiosas do mundo. Sua qualidade permite criar uma das mais hidratantes de toda a gama de manteigas e, por isso, esse verdadeiro e poderoso hidratante natural está presente em grande parte dos cremes e sabonetes.
Por possuir grande quantidade de ácidos graxos insaturados, ômega 3 e ômega 6, a manteiga tem a propriedade de reter a umidade e melhorar a elasticidade da pele, proporcionando maior hidratação. É também um potente emoliente, que suaviza e deixa a pele com toque aveludado. Além disso, contribui como regenerador celular por conter uma boa quantidade de vitaminas A e E, que funcionam como antioxidantes naturais, com propriedades anti-inflamatórias.
Suas propriedades são altamente indicadas para uso após depilação com lâmina ou cera, inclusive para homens que fazem a barba. Vale lembrar também que ela ajuda a reduzir cicatrizes, manchas, rugas (anti-idade), marcas de acne, queimaduras, feridas, cicatrizes, dermatites, psoríase e estrias.
Os sabonetes Farnese possuem esse ingrediente mágico na composição!