Não são só os cuidados com a limpeza e hidratação da pele que contam para garantir uma pele saudável, com viço e brilho. A alimentação também é um fator determinante para mantê-la em dia.
É claro que existem alimentos mais oleosos e gordurosos, que prejudicam a pele mais do que produtos naturais, por exemplo. Mas, via de regra, o ideal é sempre manter refeições balanceadas e prezar pelo equilíbrio, sem exageros. É possível comer tudo aquilo que gosta, desde que em quantidades pequenas.
Mas, de que forma a alimentação pode prejudicar a saúde da pele?
Uma dieta desregulada e com excesso de gordura e açúcar, por exemplo, pode interferir diretamente na produção das glândulas sebáceas, que mexem com o funcionamento do intestino e pioram a pele. Dessa forma, a pele pode ficar mais oleosa e com acne.
1-Açúcar refinado
Açúcar e todos os itens que são ricos nesse ingrediente, como refrigerantes, balas, doces, amentam os níveis de insulina no sangue de forma repentina, contribuindo para a produção de hormônios andrógenos, que acentuam a oleosidade da pele.
2- Carne vermelha
A carne vermelha, em excesso, também pode ser vilã da pele, já que possui gordura saturada, tal como os fast foods (pizza, hambúrguer e batatas fritas). Ou seja, todos esses itens desequilibram a microbiota intestinal, causando processos inflamatórios no corpo e, como consequência, na pele.
3- Soja e derivados
Em grande quantidade, os produtos que contém soja interferem na produção de hormônios femininos, como o estrogênio. Esse desequilíbrio pode desencadear a acne, especialmente em pessoas com predisposição.
4- Sal refinado e temperos industrializados
Os temperos e os produtos que os contemplam em altas quantidades deles entre os ingredientes, como os processados, também geram inflamações no organismo, contribuindo para o aumento das glândulas sebácea e da oleosidade.
5- Bebidas alcoólicas
O álcool, consumido em excesso, afeta a absorção do zinco pelo organismo, que é um dos princípios ativos mais poderosos no combate à oleosidade da pele e à acne.