Identifique o seu tom
Pele clara, média ou escura? Esse é o primeiro passo para começar a escolher sua base. Assim, já é possível eliminar diversas outras opções. Se estiver na dúvida, pegue também um tom de transição.
Encontre seu subtom
A pele é formada por tom e subtom, que pode ser neutro, quente ou frio. Em geral, o subtom quente é caracterizado por peles com fundo amarelado e dourado, já o subtom frio puxa para peles rosadas. O neutro é uma mistura de quente e frio.
Teste a cor na linha do maxilar
Normalmente, ao entrar em uma loja de maquiagem, logo se usa as mãos e antebraço para testar o produto. Mas, eles não são boas referências para teste de base. Prefira aplicar a base bem na linha do maxilar entre o rosto e o pescoço e identificar a cor que mais se camufla nessa região.
Teste de acordo com a iluminação
As lojas, normalmente, tem luzes que podem enganar na hora da compra. O ideal é testar em diferentes iluminações e, principalmente, na luz natural.
Tom do colo
Há pessoas que o tom do colo é diferente do tom do rosto. Nesse caso, dê preferencia para seguir a cor do colo para escolher a base do rosto, pois essa área é bem maior e difícil de ser neutralizada.