Poder revigorante das velas: conheça os benefícios de cada fragrância
28 de janeiro de 2021
O sabonete de cada signo
1 de março de 2021

Mitos e verdades sobre a esfoliação

Cuidar da pele é um ato de amor e autocuidado que deve ser feito durante todo o ano. Afinal, no verão, os efeitos do sol e do mar podem ser responsáveis por manchas e pelo tão temido envelhecimento precoce. Já no inverno, a desidratação pode tomar conta da pele se os cuidados necessários não forem tomados. E diante de tantas opções e informações, fica difícil identificar aquilo que realmente traz benefícios. A esfoliação da pele, por exemplo, é uma prática que gera dúvidas e carrega mitos sobre sua eficácia. Por isso, a Farnese reuniu algumas dicas e desvendou mitos sobre essa técnica que pode ajudar (e muito!) na renovação celular. Acompanhe com a gente!

O que é a esfoliação?

Esfoliar a pele talvez seja um dos mais antigos rituais de beleza e, ainda hoje, tem seu lugar reservado na rotina de cuidado de muitas mulheres. Trata-se de um procedimento muito simples, que tem como principal benefício a renovação da superfície cutânea, já que contribui para a eliminação das células mortas e garante que a pele fique mais lisinha: pronta para absorver a hidratação!  Além de garantir uma limpeza profunda e bem potente, a esfoliação, seja física ou quimica, também ameniza cicatrizes e melhora o aspecto da cútis. O sabonete Aveia&Esfoliantes 180g da Farnese contribui para a técnica sem agredir a pele e com uma fragrância suave e delicada.

 

Qualquer pessoa pode fazer?

Mito! Antes de iniciar uma rotina de esfoliação, é importante consultar seu dermatologista para que ele avalie seu tipo de pele e indique a melhor frequência e produto para o seu caso.

 

Posso esfoliar a pele todos os dias?

Mito! Cada tipo de pele requer uma periodicidade específica para a esfoliação. Mas, em geral, esfoliar o corpo duas vezes na semana é mais do que suficiente. Mais do que isso, você corre o risco de criar pequenos cortes na pele, além de comprometer a camada hidrolipídica. Isso faz com que você fique mais exposta a agressões e agentes externos.

 

Após a esfoliação, é preciso hidratar bem o corpo!

Verdade! A esfoliação é responsável por eliminar as células mortas e, nesse processo, acaba por retirar a oleosidade da pele. Por isso, é essencial hidratar o corpo logo após a esfoliação e nos dias seguintes também! Além disso, é nesse momento que a pele consegue melhor absorver os produtos hidratantes.

 

A esfoliação deve ser feita com movimentos circulares!

Verdade! Por conter grânulos nos produtos e sabonetes esfoliantes, é importante que você faça movimentos delicados e circulares durante a técnica. Assim você garante os benefícios sem agredir a pele.

A esfoliação do corpo é a mesma do rosto?

Mito! O rosto é uma área de alta sensibilidade e, portanto, requer produtos específicos.